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CURADORIA DE CONTEÚDO: FERRAMENTAS DICAS E IDEIAS

Curadoria de conteúdo

Curadoria de conteúdo é encontrar o melhor conteúdo que seu público deseja para que eles continuem voltando.

A curadoria de conteúdo é uma estratégia valiosa para todos os profissionais de marketing e branded content. Mais do que simplesmente compartilhar novamente o conteúdo de outras pessoas, a curadoria é uma maneira de fornecer valor extra aos seus seguidores.

Visualize, curta, compartilhe. É tão fácil, certo? Não.

Veja como selecionar conteúdo relevante para seu público e que atenda seus objetivos.

O que é conteúdo curado?

Conteúdo com curadoria é conteúdo de outras marcas ou pessoas que você compartilha em suas contas de mídia social.

Exemplos de conteúdo com curadoria são: compartilhar um link para uma postagem de blog, criar um resumo de conselhos de especialistas do setor ou até mesmo compartilhar a postagem de mídia social de outra pessoa.

Essa é uma definição simples de conteúdo com curadoria, mas, na verdade, há muito mais do que isso.

Assim como o papel de um curador de museu é escolher as obras de arte mais importantes a serem exibidas, seu papel como curador de conteúdo é selecionar apenas o melhor conteúdo para compartilhar com seu público.

Exemplos de conteúdo com curadoria

Benefícios da curadoria de conteúdo

Economizar tempo

O que é mais rápido: idealizar, escrever e criar uma nova postagem ou clicar em “compartilhar” em algo valioso que você leu recentemente?

O caminho para uma estratégia de social vencedora não é rápido nem fácil, mas nem tudo o que você publica precisa ser uma obra original.

A curadoria de conteúdo economiza seu tempo. E dinheiro, já que muitas vezes você não precisa de membros adicionais da equipe, como designers ou escritores, para ajudar a criá-lo. O conteúdo com curadoria ajuda você a permanecer visível nas mídias sociais todos os dias sem as despesas extras de criação de conteúdo.

curadoria de conteúdo economiza seu tempo

Construindo Relacionamentos

Networking é chave. Ao selecionar o conteúdo, informe o criador original que você o compartilhou. Marque-o em sua postagem para chamar a atenção dele ou envie um e-mail ou mensagem.

Diga que você compartilhou a peça em um comentário ou mensagem, mencione o que você gostou e siga em frente.  Você nunca sabe com quem pode iniciar uma conversa e aonde isso pode levar.

No entanto, você não precisa fazer isso para tudo. Apenas as pessoas ou empresas com as quais você realmente deseja construir conexões. É uma maneira fácil de quebrar o gelo.

seleção de conteúdo

Diversifique seu calendário de conteúdo

Claro, você precisa desenvolver sua própria voz e opiniões como criador de conteúdo e marca, mas ninguém quer ser repetitivo o tempo todo.

Compartilhar opiniões diferentes e novas ideias de outros especialistas do setor adiciona variedade à sua plataforma. Isso pode abrir portas para ótimas conversas e criar conexões.

Como com todo conteúdo, compartilhe o que seu público achará útil. Ao compartilhar o melhor conteúdo do seu setor, você oferece valor de várias perspectivas.

calendário de conteúdo

5 práticas recomendadas de curadoria de conteúdo

Embora a curadoria de conteúdo eficaz não exija o mesmo esforço da criação de conteúdo, você ainda precisa de uma estratégia. Aqui estão 5 fatores para lembrar toda vez que compartilhar conteúdo.

1. Conheça seu público

Ok, isso é verdade para qualquer estratégia de marketing, então eu realmente preciso dizer isso? Sim, porque é muito importante.

Ao fazer a curadoria de conteúdo, pense tanto em seu alinhamento com seu público quanto quando cria do zero. Antes curar o conteúdo, pergunte a si mesmo:

Como esse conteúdo ajuda meu cliente?

Como isso é relevante para o(s) problema(s) que eles enfrentam?

Isso se alinha com a percepção dos meus clientes sobre minha marca?

Se você não conseguir responder a estas três perguntas tente dar um passo atrás e fazer referência à sua estratégia de conteúdo.

Como esse conteúdo ajuda meu cliente?

2. Dê crédito às suas fontes

Sempre dê crédito onde o crédito é devido. Marque e vincule o criador original e nunca passe o conteúdo selecionado como algo que você mesmo criou.

Não apenas porque é totalmente errado, mas porque um caso de plágio não pegaria nada bem para sua marca.

Você pode marcar os criadores em plataformas que permitem isso, como Twitter ou Instagram.

Se você estiver compartilhando uma compilação de várias fontes diferentes, diga isso com uma pequena visualização e, em seguida, faça um link para o artigo completo, vídeo etc. Certifique-se de creditar todas as fontes.

3. Adicione seus próprios pensamentos

Você não precisa fazer isso para cada peça que compartilhar. Mas tente adicionar algo útil à maioria das coisas que você compartilha. Não precisa ser longo, apenas uma frase ou duas apresentando o compartilhamento e por que você acha que seu público achará útil.

Ou pegue uma citação e crie uma imagem. Isso ajuda a parar o scroll down com um visual atraente e, sutilmente, associa sua marca ao especialista que você está citando, aos olhos do seu público.

4. Agende o conteúdo selecionado com antecedência

Você está selecionando conteúdo para economizar tempo, certo?

Agendar seu conteúdo – com curadoria ou não – é a melhor economia de tempo. Você não precisa que eu diga que é conveniente. Mas, agendar seu conteúdo também permite que você veja onde estão as lacunas e as preencha. Inclusive quando você pode ter esquecido de agendar um post importante da campanha que precisa sair em um determinado dia.

Uma ferramenta de gerenciamento de mídia social ajudará você a planejar e agendar seu conteúdo com antecedência, analisar seu desempenho para estratégias futuras.

gerenciamento de mídia social

5. Ofereça o mix de conteúdo certo

Preencha seu calendário social misturando diferentes tipos de conteúdo – incluindo postagens selecionadas.

Não se preocupe com isso ofuscando seu conteúdo original. Uma boa proporção a ser buscada é 70% de conteúdo original e 30% de curadoria.

Seu conteúdo original é o que mais produzirá brand love, enquanto seu conteúdo com curadoria é o que os mantém engajados.

8 ferramentas e softwares de curadoria de conteúdo

As principais ferramentas que os profissionais de marketing de conteúdo precisam para o sucesso da curadoria.

8 ferramentas e softwares de curadoria de conteúdo

1. Hootsuite

Hootsuite não apenas pode ajudá-lo a planejar, agendar e analisar suas postagens com curadoria, mas também pode encontrar o conteúdo para você.

O Hootsuite Streams permite rastrear palavras-chave, tópicos ou contas específicas e ver todo o novo conteúdo publicado. Você pode deixar um comentário ou compartilhar conteúdo relevante diretamente do stream para uma curadoria de conteúdo super-rápida.

2. Alertas do Google Notícias

Uma antiga, mas que segue eficaz. Digite qualquer tópico ou nome nos Alertas do Google e receba uma notificação por e-mail sempre que houver notícias sobre ele.

Você pode usar os Alertas do Google para rastrear menções ao nome de sua própria empresa ou de seus concorrentes. Ou mantenha-se informado sobre as notícias gerais do seu setor com termos como “marketing de mídia social”.

3. Talkwalker

Mais do que indexar plataformas sociais, Talkwalker se aprofunda com mais de 150 milhões de fontes. Sites, blogs, postagens em fóruns, análises de produtos enterrados em sites obscuros – você nomeia e o Talkwalker o encontrará.

Descubra e compartilhe tudo, desde os principais editores até conteúdo exclusivo gerado pelo usuário.

4. Curadoria pelo UpContent

Outra poderosa ferramenta de descoberta de conteúdo, Curate da UpContent encontra o material de alta qualidade para você compartilhar em todos os seus canais.

Este aplicativo permite muita personalização, como alterar frases de chamariz, URLs e a capacidade de adicionar imagens personalizadas para manter o conteúdo selecionado na marca.

5. Syndicator Hootsuite

Outro serviço da Hootsuite. O Syndicator permite monitorar feeds RSS e compartilhar artigos diretamente no Hootsuite. E você pode ver o que compartilhou antes para não precisar se preocupar com conteúdo duplicado.

Além disso, lembra-se dos Alertas do Google? Você também pode puxá-los para o Syndicator.

6. ContentGemns

ContentGems é uma ferramenta simples e direta para rastrear tópicos e descobrir ótimos novos conteúdos. Seu poder está nessa simplicidade: menos distrações = mais foco no conteúdo em si.

A melhor parte é que o ContentGems é gratuito. Todos podem se beneficiar da automação de conteúdo com curadoria, desde pequenos empreendedores até multinacionais.

7. Filter8

Assim como o ContentGems, o Filter8 também é gratuito. Ele descobre o conteúdo com base nos tópicos que você define, mas um recurso realmente interessante é a capacidade de classificar os resultados por popularidade. Dessa forma, você pode encontrar conteúdo de primeira linha ou classificar pelo menos popular para encontrar joias escondidas para se destacar também.

Por padrão, o Filter8 compartilha postagens que você seleciona em um formato compilado do tipo revista.

8. TrendSpottr

Por último, mas não menos importante, TrendSpottr. Na verdade, existem duas versões: um aplicativo TrendSpottr gratuito e o TrendSpottr Pro.

Como você pode esperar, a versão Pro oferece mais alguns recursos, como rastrear em vários idiomas para marcas globais e descobrir o que eles chamam de “conteúdo pré-viral”.

Um recurso útil é a capacidade de ver outras postagens recentes de uma marca ou influenciador diretamente da página principal de resultados. Isso pode acelerar drasticamente o tempo gasto na coleta de conteúdo.

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