Marketing Digital: conceito e atuais tendências
A cada ano o universo publicitário se renova e inova com o surgimento de novas plataformas e redes.
O termo “Marketing Digital” pode parecer intuitivo, mas sua aplicação é complexa e subjetiva. Isso porque, basicamente, Marketing Digital é a estratégia de promoção de produtos ou marcas por meio de mídias digitais.
Apesar disso, é importante lembrar que os meios digitais são diversos, e, portanto, as estratégias do marketing digital se moldam a cada um deles. Continue a leitura para compreender o marketing digital e suas principais tendências para os nossos tempos.
O que é Marketing Digital?
Para entender sobre Marketing Digital, é indispensável conhecer o conceito de marketing. Philip Kotler, considerado o pai do Marketing, define marketing como “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.”
Destrinchando um pouco esse conceito, Kotler acreditava que o marketing estava estritamente ligado à economia, em função da demanda do mercado. Afirmava também que o marketing precisava ser o ponto central de todas as empresas, já que elas produzem diretamente para a sociedade e para o consumidor. Assim, o lucro da empresa estava subordinado ao bem-estar do público-alvo.
Para garantir esse bem-estar social por meio de um produto, Kotler defendia que era essencial que as empresas focassem primeiramente na satisfação do cliente, bem como nos benefícios que o seu produto pode oferecer ao consumidor.
A partir do surgimento da internet, o mundo virtual se tornou um espaço também de vendas, já que, pelo fato de estarem constantemente conectadas, as pessoas passaram a fazer compras online.
Por isso, o Marketing Digital consiste na principal forma de fazer marketing atualmente, pois é aplicado onde as pessoas estão. É através de canais digitais que as empresas tentam satisfazer os desejos de clientes e potenciais consumidores.
Marketing Digital: um conceito dos anos 1990
Como mencionamos acima, o Marketing Digital surgiu após o advento da internet, isto é, em meados da década de 1990. Durante o período WEB 1.0, junto com o surgimento do Google, o termo “marketing digital” começou a ser utilizado.
Mas foi em 1993 que o primeiro anúncio clicável foi publicado na rede. Nessa época, a internet possuía cerca de 130 sites no ar, acredita? Agora veja só a diferença: ao fim dos anos 2000, quando o Marketing Digital se tornou indispensável, já eram 17 milhões.
Ao contrário das estratégias do “old marketing”, o Marketing Digital se fundamenta em novos conceitos, dentre eles o de Persona. Persona nada mais é do que um perfil fictício, baseado nos seus consumidores reais, a fim de representar suas tendências e comportamentos.
As empresas criam o modelo e o perfil do consumidor que quer atingir, facilitando a criação de estratégias e ações direcionadas para esses perfis. Outro conceito que vale a pena destacar é o de “funil de vendas”. Trata-se aqui da experiência do consumidor, ou seja, das etapas pelas quais uma pessoa passa durante o processo de aquisição de um produto, desde a busca até a decisão efetiva de compra.
Esse estágio é extremamente importante para as empresas e, por isso, elas precisam garantir bons meios de manter o usuário na sua loja virtual durante todo o processo.
Por isso, o marketing digital vai além da relação entre empresas e consumidores. Marketing Digital é também sobre assegurar uma boa experiência para o consumidor, mesmo que ele ainda não tenha comprado o produto. A forma como ele será tratado, mesmo virtualmente, influencia na sua decisão final.
Tendências do Marketing Digital na atualidade
Antes de falarmos propriamente das tendências, é importante enfatizar aos impactos gerados pela pandemia de Covid-19 a essa área. Muitas empresas já estavam inseridas no meio digital, especialmente as maiores, mas microempreendedores, por exemplo, relutavam em entrar no ambiente virtual, com medo de perder sua clientela.
Durante a pandemia, a única maneira possível de manter as vendas foi através da internet, por meio de sites de e-commerce, redes sociais, entre outros canais. Segundo a pesquisa “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil”, 94% das companhias preferem o Marketing Digital como estratégia de crescimento, enquanto apenas 55% das empresas ainda utilizam técnicas tradicionais do marketing. A pesquisa também aponta que 68% das empresas utilizam o e-mail marketing para manter um relacionamento direto com o consumidor.
Dito isso, vamos agora abordar as tendências mais a fundo.
1) Mensagem personalizada para cada cliente
Estabelecer uma boa comunicação com o cliente é extremamente fundamental para influenciar sua decisão final de comprar o produto da sua empresa. Mas nem todo cliente é igual. Por isso, a tendência do marketing digital é continuar investindo em mensagens personalizadas para cada cliente de acordo com as características do consumidor.
Vale lembrar que segmentar por geolocalização, gênero, entre outros dados, é uma estratégia que nunca sai de moda e melhora a jornada no cliente.
2) Aproveitar o melhor que as redes sociais têm a oferecer
O Marketing de influenciadores explodiu em popularidade ao longo dos anos, e os profissionais de Marketing Digital estão de olho nessa mudança. O tamanho desse setor atingiu US$ 16,4 bilhões em 2022, e a tendência é aumentar daqui para frente.
Por isso, pode ser bastante rentável para a sua marca firmar parcerias com pessoas com redes maiores, dado seu amplo alcance.
3) Conteúdo acessível e bem ranqueado com técnicas de SEO
Ainda estamos acostumados a digitar mais do que falar nas redes sociais. No entanto, é bem comum ouvirmos cada vez mais aquela frase “hey, Siri” ou “Alexa, o que é…”. A tendência com o avanço dessas tecnologias sonoras é que elas se tornem cada vez mais presentes no marketing digital.
Além disso, investir em tecnologias faladas é importante do ponto de vista da acessibilidade. Vale destacar que, com o advento desses mecanismos, as marcas precisam se adaptar à busca por voz. Isso garante que os usuários encontrem a sua empresa e, consequentemente, seus produtos e serviços.
Por fim, para uma boa busca por voz, as técnicas e estratégias de SEO (Search Engine Optimizer) devem ser adaptadas, considerando esse novo comportamento de busca feito pelos usuários.
4) Agências de Marketing Digital
Com o surgimento de tantas marcas novas, especialmente durante a pandemia, os donos de empresas estão correndo contra o tempo para criar cada vez mais campanhas e outros materiais de apoio que cativem o seu público-alvo. No entanto, administrar uma empresa exige muito, principalmente enquanto se formula estratégias de marketing em paralelo.
Por isso, é sempre bom poder contar com uma agência de Marketing digital, já que toda questão estratégica e criativa ficará sob controle de um time especializado da agência.
Lembre-se que um bom marketing digital é indispensável para as marcas; invista o quanto for necessário para levar a sua empresa a outro nível. Além disso, é sempre bom se manter atualizado sobre as tendências do mercado digital, as possibilidades do metaverso e as atualizações das redes sociais para impulsionar o marketing digital da sua marca.
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