DesignKV – O que é Key Visual? E mais: dicas para criar um KV

KV – O que é Key Visual? E mais: dicas para criar um KV

dicas para criar um KV

Key visual é uma combinação de elementos gráficos que transmitem a essência de um produto, contam sua história e mostram suas características únicas.

Key visual funciona como uma diretriz ou referência visual para campanhas publicitárias.  Como referência visual, ele define ideias, elementos, fontes e paleta de cores que serão os principais componentes de futuros anúncios e comunicação visual.

Seu principal objetivo é estabelecer uma comunicação com os consumidores, criando um conjunto de associações emocionais com as quais eles possam se relacionar. Ele deve expressar de forma eficaz e clara o tom da comunicação e as emoções que vamos causar no público-alvo.

O key visual comunica uma identidade e conta uma história. Por isso, costumam ter mais dinamismo que logos ou outros elementos. Embora os principais visuais pareçam pôsteres ou anúncios, eles são uma ferramenta interna da agência de comunicação e não devem ser exibidos ao público.

Como criar um KV?

Quando você deseja estabelecer quais elementos visuais são mais adequados para transmitir a imagem de um produto ou marca, é preciso destacar os principais pontos de sua identidade.

Qual é o seu valor central? Como é diferente de outros produtos ou marcas na mesma área de mercado? O que o torna único? Que tipo de emoções desperta nos clientes? É tudo sobre autoconfiança, memórias de infância, sonhos, valores positivos, exclusividade? A publicidade não vende apenas um produto, mas todo um conjunto de ideias e fantasias relacionadas ao que o produto pode oferecer.

Como criar um KV?

Estratégias visuais

Depois de definir que tipo de associações positivas você deseja acionar, você pode começar a pesquisar o visual principal.

Existem diferentes estratégias para despertar emoções através de elementos visuais. Alguns deles podem parecer bastante técnicos porque lidam com percepção óptica ou composição de layout, mas também há muita psicologia envolvida.

O uso da cor é o exemplo mais comum. A cor está presente em todos os lugares em cada publicidade. Está em segundo plano, nos elementos de foco, ilustrações, fotografias e fontes.

A forma como você compõe a imagem é outro elemento crítico da publicidade visual. Você pode querer obter uma composição equilibrada para inspirar uma sensação de harmonia ou decidir chamar a atenção do espectador para um ponto focal. Nesta fase, você também decide questões fundamentais: o ponto de vista da cena ou o peso do texto e das imagens.

A mensagem pode ser encontrada em imagens por meio de associação ou simbolismo. Por exemplo, uma estrada aberta para sugerir uma sensação de liberdade e aventura ou animais selvagens para poder e superioridade.

composição de um key visual

5 dicas para criar um KV

1. Conheça a marca

Se compararmos o key visual com a construção de uma casa, essa etapa é como preparar o terreno para as fundações. Aqui se define a forma, estilo e caráter da futura casa.

E assim, se você deseja criar um key visual para uma marca, precisa começar conhecendo sua missão, valores, oferta e público. Você precisa descobrir o que ela quer alcançar, qual é o seu objetivo de negócios.

construção do key visual

2. Análise de Informações

Você tem informações do brief? É hora de analisá-los, tirar conclusões, ouvir as expectativas da marca e considerar os dados obtidos. Então conheça, entre outros, o logotipo da empresa, que muitas vezes é uma forte dica sobre cores, tipografia e formas do projeto visual principal.

Mesmo que você tenha a cabeça cheia de ideias, concentre-se nas necessidades específicas do projeto – em soluções e materiais específicos que devem ser adaptados para atingir o objetivo principal.

informação chave para o key visual

3. Moodboard – crie um quadro de inspiração

Antes que as melhores soluções se cristalizem, crie um lugar para anotar ideias criativas. O moodboard é um jogo de imaginação. Anote os primeiros esboços, paletas de cores e referências de estilo com base na experiência ou pesquisa de referência no quadro.

Com um quadro de inspiração, você pode mostrar ao cliente os primeiros efeitos do seu trabalho, indicar um projeto estético e pedir a aprovação do conceito.

Moodboard e KV

4. Obtenha feedback da equipe

Mostre o projeto para colegas de trabalho. Essa apresentação de teste ajudará a verificar se o projeto está de acordo com as premissas.

As pessoas estrategicamente envolvidas no projeto podem ter comentários e pensamentos valiosos sobre a direção estética. Suas observações podem inspirá-lo a outras visualizações.

KV e feedback equipe

5. Prepare-se para apresentar sua ideia

Ao mostrar o key visual criado, lembre-se de que uma boa apresentação inclui os designs gráficos finais e os argumentos. Vale a pena explicar claramente ao cliente os detalhes e motivos por usar uma tipografia ou cor específica. Aja como um especialista.

apresentação do key visual

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