Marketing DigitalO GUIA DEFINITIVO PARA CONTRATAR UMA AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL

O GUIA DEFINITIVO PARA CONTRATAR UMA AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL

contratar uma agência de marketing digital

Pensando em terceirizar para uma agência de marketing digital, mas não tem certeza se é a decisão certa?

Dar o salto para contratar ajuda externa é uma grande decisão e não deve ser tomada de ânimo leve.

Existem muitas razões pelas quais você provavelmente está pensando em contratar uma agência de marketing digital; isso liberará o tempo de sua equipe para se concentrar em outros projetos, e a agência pode trazer algum conhecimento para campanhas de marketing que sua equipe interna pode não ter.

Nem todas as agências são iguais, no entanto. Enquanto algumas agências podem transformar completamente seus negócios e gerar muita receita, outras podem ficar aquém de suas expectativas. Eles podem não ser qualificados ou podem não ter uma equipe grande o suficiente para apoiar seus negócios.

Neste artigo, você aprenderá o que observar ao contratar uma agência para que possa tomar a melhor decisão para sua marca daqui para frente.

1. Antes de começar a procurar, determine o que você precisa

Perceber o que você precisa antes de começar a pesquisar é essencial. Uma agência de marketing de mídia social terá um conjunto de habilidades extremamente diferente de uma agência de SEO. E se você estiver procurando por uma agência de serviço completo, é improvável que encontre uma especializada em uma área.

O que você precisa de uma agência? Um redesenho do site ou ajuda com campanhas de email marketing? Procurando impulsionar seu SEO? Ou… tudo o que está envolvido no seu plano de marketing?

Avalie bem suas necessidades de uma agência, porque quando se trata de marketing digital, vale a pena estar na mesma página. De acordo com uma pesquisa da HubSpot, quanto mais alinhada for sua relação de vendas e marketing, mais bem-sucedidas serão suas campanhas:

alinhamento entre cliente e agência de marketing digital

É por isso que é importante que seus objetivos se ajustem à sua agência desde o início. Depois de ter uma ideia clara do que você precisa deles, será mais fácil se concentrar em uma agência que se encaixe.

2. Procure uma agência com experiência no seu setor

Vale a pena procurar uma agência que tenha experiência em seu setor. Eles não apenas saberão quais são seus pontos problemáticos, mas suas estratégias e conhecimentos ajudarão você a criar campanhas de marketing voltadas especificamente para seu público-alvo.

Se você encontrar uma agência com experiência em seu setor, pergunte se ela teve sucesso em uma meta de conversão semelhante à sua. Por exemplo, se você é uma empresa de SaaS que deseja lançar um novo produto para clientes B2B, a agência já criou uma campanha semelhante? Se sim, que resultados eles viram?

Uma sólida experiência em seu setor significa que a agência pode não apenas ajudá-lo a criar campanhas de marketing matadoras, mas também afastá-lo de ideias que não funcionam.

3. Os resultados são promissores?

O velho ditado “se é bom demais para ser verdade, provavelmente é” deve ser usado ao procurar uma agência.

Infelizmente, existem muitas agências de marketing não confiáveis. Você sabe, aqueles que prometem resultados incríveis, mas não cumprem sua palavra.

Se uma agência está se oferecendo para fornecer resultados que ninguém mais pode, peça para provar isso. Peça-lhes que estabeleçam sua estratégia de ouro que os separa de outras agências.

Qual é a sua estratégia exata para alcançar resultados? O que os torna únicos na solução de seus problemas?

Um alerta a ser observado é uma agência que garante resultados no fundo do funil:

resultados no fundo do funil

Embora o objetivo final da maioria das campanhas de marketing seja conquistar novos clientes, uma agência nunca deve prometer aumentar seus números de fundo de funil. Existem muitas variáveis ​​que podem afetar os números (por exemplo, quantas vendas sua empresa está fechando). Mesmo as campanhas de marketing mais bem-sucedidas não necessariamente atrairão muitos novos clientes, portanto, fique atento a essas promessas.

Dica profissional: se você estiver em um mercado particularmente competitivo como o B2B, não se deixe atrair pelas promessas da agência de resultados rápidos. Quanto mais competitivo for o seu setor, mais tempo levará para você ver qualquer mudança em seus resultados. Qualquer agência que diga o contrário provavelmente promete demais.

4. Eles estão usando as melhores ferramentas do negócio?

As métricas são importantes e, se você for contratar uma agência de marketing digital, deve saber quais ferramentas ela está usando.

As campanhas de inbound marketing são muito parecidas com qualquer campanha; eles exigem uma experiência de ponta a ponta. É por isso que a agência com a qual você vai trabalhar deve usar as ferramentas certas para que a experiência valha a pena.

Se você os está contratando para fazer marketing por e-mail, eles estão usando ferramentas como MailChimp ou Campaign Monitor? Se eles estão executando SEO para você, eles estão usando Ahrefs  e/ou SEMrush para monitorar tendências e rastrear palavras-chave?

E você também precisa conhecer as ferramentas de comunicação. Como eles vão mantê-lo atualizado sobre o progresso da campanha? O Gmail pode funcionar para algumas empresas, mas uma ferramenta como o Slack foi criada para manter a comunicação fluindo e todos na mesma página.

Esses podem parecer detalhes desnecessários, mas ajudam a diferenciar as agências médias dos principais players.

5. Os relatórios são eficazes?

Os relatórios são cruciais para o sucesso ao estabelecer um relacionamento com a agência de sua escolha. Um histórico de relatórios sólidos pode mostrar a transparência de uma agência com seus clientes. A última coisa de que você precisa é de uma agência que faça grandes promessas e depois deixe de relatar a verdade se uma campanha fracassar.

Embora cada agência se reporte a seus clientes de forma diferente em termos de frequência e formato, você deve estar sempre informado. Uma boa agência fornecerá um relatório básico e o personalizará para qualquer objetivo que você esteja tentando alcançar.

Isso pode significar um relatório específico sobre os números de visitantes únicos do seu site, quanto tempo os visitantes passaram em seu site ou se você está tentando aumentar os resultados de PPC, seu custo por clique e conversões.

ROI e marketing digital

Uma agência também pode ter dificuldades para provar seu ROI para seus clientes se não alinhar as metas de negócios a uma campanha. Ou eles podem ter dificuldades porque simplesmente não estão coletando e analisando os dados certos.

Embora seja importante aumentar o engajamento e o reconhecimento da sua marca, você precisa saber exatamente como a agência medirá o sucesso e quais métricas você deseja que eles usem para provar que as campanhas estão tendo um bom desempenho. Se uma agência não puder mostrar um aumento no ROI do social, ela deve compensar em outras áreas, como aumentar o tráfego orgânico por meio de SEO ou leads totais de ativos fechados.

6. Eles praticam o que DEFENDEM?

Um dos melhores sinais de que uma agência é legítima é que ela promete desenvolver trabalhos que ela também utiliza para seu próprio negócio.

Por exemplo, se você está procurando uma agência para produzir conteúdo de blog, mas o blog dela não existe, você deve contratá-la?

marketing digital e boas práticas

7. O tamanho de sua agência é importante

Algumas das melhores agências de marketing têm apenas dez funcionários. Algumas têm 300.

Uma agência menor pode fornecer acesso mais direto às pessoas que gerenciam suas campanhas e uma abordagem mais prática. Por outro lado, é improvável que a agência com três pessoas trabalhando em sua campanha tenha o conjunto de habilidades que uma agência maior pode oferecer a você.

Uma agência com centenas de pessoas poderá oferecer serviços de vídeo a desenvolvimento web e tudo mais. Portanto, leve esses pontos em consideração na hora de escolher sua agência.

Isso não significa que você não deva considerar uma agência menor. Mesmo que uma agência menor não ofereça serviços de nicho, como criação e edição de vídeos, provavelmente oferecerá serviços essenciais como SEO e/ou criação de conteúdo.

Na verdade, um estudo da WordStream sobre agências de marketing digital descobriu que a maioria das agências fornece cerca de sete serviços principais de marketing digital, portanto, não desqualifique automaticamente agências menores:

agências fornecem sete serviços principais de marketing digital

Lembre-se de que quanto maior a agência, menos provável será que você tenha controle sobre todos os aspectos de sua campanha. Agências maiores tomarão as rédeas e cuidarão de tudo para você. Às vezes isso é bom (eles assumem o controle e tomam decisões sem consultar sua equipe). Mas, por outro lado, pode afetar seu relacionamento com a agência e criar uma sensação de distanciamento também.

8. O preço deles é justo?

Ao procurar uma agência de marketing digital, um preço mais baixo não significa necessariamente um melhor negócio. Se uma agência está cotando um preço baixo, você deve ir um pouco mais fundo. Pergunte a eles por que seus preços são tão baixos e como eles conseguem mantê-los tão baixos enquanto ainda oferecem um serviço de qualidade.

Pense nisso do ponto de vista de uma agência. Se os preços forem muito baixos, eles também farão um corte menor em seus serviços. Você simplesmente não está pagando o suficiente.

Isso não significa que você precisa pagar muito caro por uma agência de marketing, mas as chances são de que agências de marketing com preços mais altos estejam mais dispostas a dedicar mais recursos às suas campanhas. Principalmente porque você os pagou para fazer isso.

Agências que cobram preços mais altos tendem a tratar seus clientes com mais generosidade porque têm orçamento para isso.

Certifique-se de que A agência cumprE os requisitos

Uma agência de marketing digital deve cumprir todos os requisitos da sua lista de verificação antes de assinar com eles.

Antes de começar a procurar a agência certa para o seu negócio, certifique-se de saber o que você quer dela em termos de experiência de marketing, tamanho da agência e, claro, preço.

Então, cabe à agência conquistá-lo e provar que eles são os mais adequados para seus objetivos de negócios.

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